Diabetes e qualidade de vida não são opostos

Criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (FDI) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), O Dia Mundial do Diabetes tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre essa doença que afeta, atualmente, 463 milhões de adultos em todo mundo, de acordo com o Atlas da Diabetes.

Ela é uma doença metabólica que prejudica a absorção e o processamento de glicose no organismo devido à falta ou incapacidade de processar a insulina adequadamente. Pode ser:
✅Tipo 1: Atinge cerca de 5% a 10% das pessoas diabéticas, manifestando-se na infância. Nela, o próprio corpo ataca as células produtoras de insulina;
✅Tipo 2: Atinge 90% dos diabéticos, caracteriza-se pela resistência do organismo à insulina, quando o corpo não produz uma quantidade adequada do hormônio ou existe uma incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Mais comum em adultos acima do peso, sedentários e com alimentação de má qualidade;
✅Gestacional: Acontece em consequência das mudanças hormonais da gestação, podendo ou não perdurar após esse período;

O diabetes, quando não controlado, prejudica a qualidade de vida e reduz a longevidade, afetando todo o organismo. São sintomas:
✅Dificuldade na cicatrização;
✅Úlceras e feridas;
✅Afinamento e fragilidade da pele;
✅Desanimo, fraqueza, sonolência e perda de consciência;
✅Perda de peso, fome e sede intensos;
✅Infecções frequentes;

O diabetes pode ser detectado com um simples exame de sangue e controlado através de medicação, controle da alimentação e mudanças de hábitos.

Cuide da sua saúde e viva mais e melhor!